terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Fim de ano mais saudável

Nesta época do ano todos se preparam para as festas comemorativas do Natal e da virada do ano. A alimentação neste período é especial, porém, é comum excedermos a quantidade de calorias tão controladas por aqueles que seguem um programa de emagrecimento e controle do peso.

A diferença que existe entre as festas de final de ano e as outras pelas quais freqüentamos durante o ano, é que a comilança deste período, que acontece daqui poucos dias, tende a ser maior, onde parece que tudo é permitido, no entanto, o prazer pode resultar em ganho de peso facilmente. 

Como ninguém deseja engordar, muito menos se privar das delícias típicas desta época do ano, o melhor a se fazer é tentar MANTER O PESO. Conhecer um pouco mais sobre o valor calórico, nutricional e funcional de alguns alimentos pode contribuir nas ESCOLHAS ALIMENTARES para um fim de ano mais saudável.

A sugestão é não esperar passar as festas e a volta da viagem para começar a selecionar os alimentos. Comece desde já a mudança na forma de pensar (pense magro!), assim quando estiver diante de uma mesa farta, não será um convite para o exagero e sim para o prazer de confraternizar e comemorar. 

1. COMECE BEM O DIA. Se você já cansou de ouvir esta frase, tente colocá-la em prática. Substitua alimentos preparados com farinha branca pelos integrais, como cereais matinais, pães ou torradas integrais e coma frutas. 

2. MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS.  Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, acaba por comer uma quantidade maior. Concentre-se no momento, dê pausas e saboreie.

3. ESQUEÇA A FRASE “VAI ESTRAGAR O ALMOÇO”. Tenha sempre em mãos barrinhas de cereais, biscoitos integrais, castanhas e faça pequenos lanches. Frutas, iogurte e sucos também ajudam a controlar a fome até a próxima refeição.

4. HIDRATE-SE. Consuma picolé de fruta, beba água fresca, água de côco, chás gelados, shakes nutritivos e sinta-se leve.

5. DÊ PREFERÊNCIA às carnes como peru, chester, peixe e frango. Caso prefira carne de porco, utilize o lombo que é menos gorduroso, já o tender, leitão e costela são muito calóricos.

6. ATENTE-SE. Se você se preocupa com seu bem-estar, procure equilibrar a alimentação nos dias seguintes às festas. Tome chás digestivos tais como hortelã, boldo, camomila, carqueja e anis-estrelado, mas evite adoçar.

E como não pode faltar o brinde, lembre-se que as bebidas destiladas continuam na lista dos vilões, pois são mais calóricas que as bebidas fermentadas. O vinho é uma bebida que pode trazer benefícios à saúde, já que possui antioxidantes chamados flavonóides capazes de prevenir doenças cardiovasculares. Para aqueles que não apreciam bebida alcoólica, cuidado com o excesso de refrigerante e opte pelas versões light. Como sempre, a palavra de ordem é a moderação. Boas Festas!!

Bruna Pasini - Nutricionista / CRN 5939


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Opiniões: