quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dicas para não engordar no Natal

AINDA HOJE



Rabanada, frutas desidratadas, carne branca e vermelha, salada de maionese, doces, panetone... A verdade é que as ceias de fim de ano são uma tentação e podem se tornar um pesadelo para quem não quer ganhar peso. Mas também podem ser sinônimos de saúde se alguns alimentos forem preparados com ingredientes mais leves.

Para começar a elaborar um cardápio diferente, é importante lembrar que a nossa tradição culinária das festas de Natal e Ano Novo vem dos países da Europa, onde os pratos quentes e calóricos eram adequados à baixa temperatura. Apesar do clima e dos costumes diferentes do outro continente, os brasileiros adotaram a mesma alimentação na estação mais quente do ano.

Para mudar um pouco esse panorama, a nutricionista Tania Bruno, do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (Iede), adaptou alguns alimentos à brasileira.

- O segredo é mudar alguns ingredientes para não perder o saboroso cardápio das festas. Evitar os doces é a parte mais difícil, mas podemos deixar de lado a fritura. Rabanada é tradicional e não faz mal, mas feita no forno fica mais saborosa e menos calórica.

Uma boa opção para se comer antes do prato principal são as frutas da estação como uva, pêssego e ameixa. Quanto às bebidas, especialmente as alcoólicas, moderação é a palavra de ordem. Além de fazer mal à saúde, quando consumidas em excesso, as bebidas alcoólicas também são bastante calóricas e acabam compensando o cardápio light, reduzido em gorduras e açúcares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Opiniões: