terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Um almoço mais saudável


Olá amigos. 

Hoje começaremos umas dicas (mais algumas) para termos uma vida mais saudável. É de suma importância que tenhamos regras de alimentação em nossa vida, e é disso que iremos falar hoje.

Primeiramente alimentação é uma hora sagrada. Portanto, cuidado com a substituição do almoço. Uma vez ou outra até tudo bem, mas a frequência dessa substituição do almoço pode refletir negativamente em sua saúde. Se comer apressadamente, além de não sentir o sabor do alimento poderá ter uma indigestão, uma vez que mastigar menos e engolir mais provoca reações desastrosas no sistema digestivo.



Isso faz lembrar que, apesar de parecer ridícula a nossa afirmação, os dentes servem par mastigar. Não uma ou duas vezes, mas  o suficiente para poder esmagar todo  alimento, sentir o gosto melhor e ajudar na digestão. A correta mastigação faz com que você salive mais, a saliva por sua vez já possui algumas enzimas que ajudam a digerir determinados tipos de alimentos. Além disso, você saberá quando estiver saciado. Parece besteira, mas comendo de forma apressada nosso cérebro demora mais para processar a sacies de nosso apetite.

Cuidado ao ingerir líquidos ao comer. De preferência, evite ingerir líquidos ao fazer sua refeição.

O ideal é que o líquido seja bebido pelos menos 30 minutos antes ou 2 horas após a refeição. A bebida enfraquece os sucos produzidos no estômago que servem para digerir os alimentos, e isto retarda a digestão e fatalmente ocorrem fermentações e conseqüentemente a formação de gases. Portanto, esse hábito de beber refrigerante e outras coisas durante o almoço ou janta, é um incentivo das indústrias de bebidas e não dos médicos, nutricionistas e especialistas em saúde.

Procure ingerir mais líquidos durante o dia, para que não queira compensar na hora do almoço a desidratação que o seu corpo sente por você não beber água durante o dia. E, se quiser beber alguma coisa logo após o almoço, procure ingerir um bom chá. Os chás de carqueja, boldo, canela ou hortelã são boas opções por serem digestivos. E mais uma observação: a temperatura do chá não deve ser quente demais. Em vez de usar uma xícara use um copo. Quando conseguir segurar o copo sem queimar as mãos, a temperatura do chá está ideal.
(Portal da Saúde Governo Federal)

Cuidado com alimentos muito quentes junto com alimentos gelados. Esse choque térmico poderá fazer algum mal ao seu estômago, já que o alimento precisa estar na mesma temperatura que o interior do corpo para começar a ser digerido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários e Opiniões: